BIOGRAFIA

O artista visual, grafiteiro, muralista e produtor cultural Wesley Rocha nasceu em 30 de março de 1985, na periferia de Fortaleza (Ceará), no Bairro do Bom Jardim. Autodidata, iniciou sua trajetória artística em 1999, em sua cidade natal, desenvolvendo faixas para torcidas de futebol, utilizando o aerógrafo como instrumento . Antes disso, observava o pai, José Sérgio Magalhães da Rocha, pintor imobiliário e funileiro, com quem teve o primeiro contato com tintas e pincéis. Desde 2005, mora em São Paulo (SP), aonde se familiarizou com as técnicas do grafitti e se transformou em um muralista que realiza trabalhos realistas em grandes dimensões com temáticas brasileiras que dão visibilidade às populações indígenas, negras, mestiças e nordestinas. Sua produção artística está presente nas cidades de Fortaleza, Paracuru, São Gonçalo do Amarante, Canoa Quebrada, Jericoacoara e Sobral, no Ceará, Guarulhos, Araçoiaba da Serra, na capital de São Paulo, Teresina/PI e ainda em países como Portugal, Londres e Suíça.

Em São Paulo, participou de grandes eventos e festivais, como o Arte Cultura na Kebrada e a Virada Sustentável. Em Fortaleza, participou da CowParade em 2018. Em Guarulhos, integra a The Brazilians Crew. Como palestrante, já falou sobre arte urbana na Universidade Federal do Ceará (UFC) e na Universidade Estadual do Ceará (UECE).

No Ceará, foi idealizador e curador da mostra de graffiti “Águas do Nordeste“, uma parceria com a Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (COGERH), evento que movimenta em torno de 50 artistas, com apoio da Central Única das Favelas (CUFA), entidades na qual atua como articulador cultural na região Nordeste. Também no estado, idealizou o projeto “História Viva”, em parceria com o Governo do Estado do Ceará e o Metrô de Fortaleza (METROFOR), para criação de painéis artísticos nas comunidades próximas às estações.

Ele também tem trajetória no audiovisual, como documentarista, área na qual desenvolve trabalho ativista da causa indígena. Dirigiu o curta “Pitaguary“, gravado na reserva indígena de mesmo nome em Maracanaú (CE) e selecionado para a 8ª Mostra Audiovisual de Dourados. Também fundou, em 2022, o podcast Rua Cria, de Fortaleza, que conecta as ideias da cena de rua.

Entre as personalidades já retratadas pelas mãos de Wesley, estão o cantor Belchior, o pescador mestre Jerônimo, personagem histórico do bairro do Mucuripe, em Fortaleza, Padre Cícero, o músico Patativa do Assaré e o educador cearense Paulo Freire, os dois últimos imortalizados na Universidade Estadual do Ceará (Uece) . Os personagens escolhidos, geralmente, são autênticos e próximos das pessoas simples das cidades, para maior identificação. Ele também desenvolve pinturas em telas e ambientes internos, na área de decoração de interiores.